Categorias

Crime eletrônico virou serviço: famílias de ransomware crescem 172%

Segundo a empresa de segurança Trend Micro “Cybercrime As a Service” ou Cibercrime como um Serviço (CaaS) é uma ameaça cada vez mais significativa ofertada nos fóruns da Deep Web.

Esse comportamento fez com que o ransomware se popularizasse: as famílias de ransomware disponíveis chegaram a atingir um crescimento de 172% somente no primeiro semestre de 2016, em comparação ao ano de 2015.

O Ransomware as a Service Ransomware (RaaS) é atualmente um dos modelos de cibercrime mais difundidos. Ou seja, qualquer pessoa com conhecimento técnico básico pode lançar sua própria campanha de ransomware por meio de um investimento mínimo. As táticas de engenharia social e recursos técnicos dos cibercriminosos evoluíram e agora também atacam não só usuários domésticos como redes de empresas.

A Trend Micro constatou que o aumento de ransomware está também relacionado à criptografia de documentos relacionados a negócios, como arquivos de bancos de dados, sites, códigos fonte de aplicações e outros arquivos que geralmente não são encontrados em computadores domésticos.

“Isto significa que agora, mais do que nunca, qualquer arquivo em formato digital corre risco: seja ele uma fórmula ultrassecreta de uma empresa farmacêutica; uma lista de contatos de alto nível de uma empresa de vendas; ou dados confidenciais dos pacientes de um hospital”, alerta o comunicado da empresa de segurança.

“Não existe uma previsão para o fim desse perigo. Os desenvolvedores de ransomware continuam aumentando sua complexidade, inventando novas formas de evitar a detecção e impedindo a limpeza e a recuperação”, informou a Trend Micro. Além do aumento na quantidade de famílias deste tipo de malware, análises revelaram também um aumento nas modificações técnicas, dificultando a vida dos fornecedores de segurança ao tornar essas ameaças ainda mais difíceis de detectar.