Categorias

CSI com Microsoft HoloLens quer revolucionar investigações

Parece série de TV de ficção-científica, mas é real: uma startup do Reino Unido está combinando investigação de cena de crime (a famosa sigla CSI) com o dispositivo de Realidade Aumentada da Microsoft, o HoloLens.

O aplicativo desenvolvido pela Black Marble quer revolucionar essas investigações, facilitando a vida da polícia com uma série de informações e marcações projetadas sobre a cena do crime.

O tuServ “foi construído para habilitar a oficiais o acesso a todos os sistemas de dados relevantes a partir de um ponto único, removendo a dependência de sistemas baseados em papel”, prega o fabricante. Na prática, é uma visão “cibernética” que realmente parece saída da mente de algum roteirista… confira o impressionante resultado final:

O aplicativo foi desenvolvido com a ajuda de investigadores reais e tem como objetivo resolver um dos principais desafios de uma cena do crime: como preservar o local e impedir a contaminação. Com o tuServ, não é apenas é possível coordenar o serviço da equipe de campo com a equipe na delegacia como também capturar a íntegra da cena para a posteridade e interagir com ela sem afetar fisicamente os objetos, usando marcadores virtuais.

Para Nick Lyall, Superintendente da Polícia do condado de Bedfordshire Police, o uso do aplicativo e do HoloLens irão “revolucionar o trabalho da polícia nos próximos anos”. E garante: “como detetive, também posso dizer que sua capacidade de escanear cenas de crime e criar uma versão 3D mapeada permitirá uma redução nos problemas de contaminação cruzada e permitirá que os pesquisadores visualizem em tempo real as cenas de grandes crimes”.