Categorias

Cuba irá expandir acesso à internet para seus cidadãos

Cuba anunciou planos para expandir o acesso à internet para seus cidadãos. O custo da hora online será cortado por mais da metade e diversos centros de internet estatais ganharão acesso a Wi-Fi.

Cuba é um dos países menos conectados do hemisfério ocidental, com o pouco acesso à internet sendo rigidamente controlado e ilegal na casa da maioria dos cubanos.

internet-cuba

O porta-voz da área de comunicações estatais de Cuba disse ao jornal Juventud Rebelde que 35 centros de computação do governo em todo o país teriam Wi-Fi a partir do próximo mês, e o preço de uma hora online iria cair de US$ 4,50 para US$ 2.

“O espaço na internet está se abrindo aqui e acho que este é um passo significativo”, disse Norges Rodríguez, um blogueiro e engenheiro de telecomunicações de Havana. “Um ou dois anos atrás, não tínhamos nada parecido com isso.”

O governo comunista começou a lentamente revelar sua intenção de expandir o acesso à web no passado, com um cabo de fibra óptica chegando a Venezuela em 2013, e o primeiro centro de Wi-Fi público do país sendo aberto no início deste ano, oferecendo acesso gratuito à Internet.