Categorias

Dados de milhões de usuários do Dailymotion vazam na web

A plataforma de vídeos Dailymotion é a nova vítima de vazamento de dados na web: informações de dezenas de milhões de usuários foram obtidas por hackers e estão disponíveis no submundo.

Os invasores tiveram acesso a 85.2 milhões de cadastros, contendo informações como nome de usuário e endereço de e-mail.

Deste total, havia 18.3 milhões de senhas vinculadas às contas nos mesmos bancos de dados acessados. Segundo o site LeakedSource, que teve acesso ao vazamento, as senhas estavam armazenadas com uma função bcrypt de hashing, o que torna difícil seu desbloqueio, mas não impossível para cibercriminosos determinados. O ataque teria acontecido no dia 20 de Outubro, mas só foi identificado agora.

O vazamento foi confirmado por jornalistas da Zdnet que obtiveram uma amostra do banco de dados. A recomendação de especialistas para os usuários da plataforma é que troquem suas senhas imediatamente, inclusive em outros serviços online onde a combinação login/e-mail e senha foi reutilizada.

Oficialmente, os administradores do Dailymotion não emitiram nenhum comunicado sobre o incidente ou responderam às perguntas da imprensa até o fechamento dessa matéria. A plataforma de vídeo não é líder no mercado, mas ainda assim consta como um dos 120 sites mais acessados no mundo, de acordo com dados públicos da Alexa.