Categorias

Dara Khosrowshahi aceita o cargo de CEO do Uber

Dois dias depois de ser escolhido pelo Conselho Diretor do Uber para o cargo de CEO da empresa, Dara Khosrowshahi finalmente quebra o silêncio e confirma que irá aceitar o convite.

Oficialmente, ele ainda é o CEO da Expedia e não formalizou contrato com sua nova empresa, entretanto o executivo já conversou com jornalistas do The Wall Street Journal e indicou que irá mesmo assumir a posição.

“Eu ficaria feliz em começar”, revelou Khosrowshahi ainda em seu escritório na Expedia. Sobre o Uber, explicou que a empresa está “reinventando a indústria do transporte e é uma das mais poderosas marcas no mundo” e acrescentou: “eu estou empolgado para forjar essa história inacabada”. Mas o executivo não ignora os problemas pelos quais o Uber está passando e afirma também que uma de suas prioridades será dar aos funcionários “uma empresa da qual eles possam se orgulhar”.

Embora possa parecer uma surpresa a indicação de Khosrowshahi para o cargo, tanto ele quanto Jeffrey R. Immelt, da General Electric, tinham interesse na vaga e viajaram pessoalmente na sexta-feira para a sede do Uber para participar de uma sabatina com o Conselho Diretor e apresentar suas propostas para o futuro do Uber. A capacidade de ambos era inquestionável, apesar de diferenças na experiência.

Immelt tinha a preferência dos membros do Conselho ainda fiéis a Travis Kalanick, CEO anterior e fundador da empresa. Entretanto, uma vez que os principais investidores estão tentando se distanciar da influência de Kalanick, a predileção por Immelt acabou contando como um ponto negativo para sua candidatura, o que privilegiou Khosrowshahi. A discrição do atual CEO da Expedia em buscar o cargo sem alardear o interesse publicamente também favoreceu sua imagem aos olhos do Conselho Diretor.

Para comandar o Uber, Khosrowshahi precisará enfrentar a sombra de Kalanick. O antigo CEO e um dos principais donos da empresa já deu sinais claros que dificilmente irá se afastar do negócio que catapultou para o sucesso. E, talvez, bater de frente com Kalanick sequer seja a estratégia do novo CEO. Perguntado sobre sua futura relação com Kalanick, Khosrowshahi foi conciso e enigmático: “florescendo”, afirmou.