Pular para o conteúdo
Categorias

Dark Web encolheu 85% após ação do Anonymous

A chamada Dark Web, a parte da web que funciona fora dos olhos dos usuários comuns, pode ter encolhido 85% entre 2016 e agora, segundo um levantamento realizado pela OnionScan.

Essa queda absurda no volume de sites e serviços que operam na clandestinidade aconteceu após uma ação do coletivo hacker Anonymous, que derrubou um servidor importante no início de Fevereiro.

Enquanto um estudo publicado em Abril do ano passado indicava a existência de 30.000 sites e serviços funcionando na Dark Web, o novo levantamento reduz esse número para apenas 4.400. De acordo com a OnionScan, estão em atividade menos de 4.000 endereços HTTP nos subterrâneos da web, cerca de 100 servidores SMTP e pouco mais de 10 servidores FTP, além de outros protocolos. É um número minúsculo, mas que abriga hackers, traficantes de drogas leves, pornógrafos e todos aqueles que tentam escapar da monitoração da web tradicional.

Foi justamente a presença de pornografia infantil que levou o Anonymous a agir com rigor contra seu próprio ecossistema e derrubar 85% da Dark Web. O coletivo descobriu que o serviço de hospedagem Freedom Hosting II, um dos maiores portos seguros para a existência da web oculta, estava sendo complacente com a publicação de conteúdo de pedofilia. O grupo derrubou os servidores e vazou dados da operação em larga escala, efetivamente tirando o Freedom Hosting II do ar.

“Nós acreditamos que a derrubada do Freedom Hosting II não apenas removeu milhares de sites ativos mas também afetou outros servidores de hospedagem que estavam obtendo sua infraestrutura a partir do Freedom Hosting II”, explica a OnionScan em seu relatório.