Categorias

David Bowie vence “Oscar da Internet”

O roqueiro britânico David Bowie e o eBay foram anunciados nesta terça-feira (01), ao lado do site de publicação de fotos Flickr e de um blog sobre animais fofos, os vencedores do Webby Awards, a principal premiação internacional para conteúdo Web.

Os vencedores do 11º Webbys, conhecido como “o Oscar da Internet”, foram escolhidos entre um recorde de 8 mil inscritos de 60 países por 400 mil votos do público e um júri de 80 especialistas, que reconheceram a excelência em cerca de cem categorias.

“Nosso objetivo é premiar todo o trabalho na Web”, disse à Reuters David-Michael Davies, diretor-executivo dos Webbys, que são oferecidos pela Academia Internacional de Artes Digitais e Ciências.

“Os vencedores entrarão para a história como os primeiros astros de uma mídia que já mudou radicalmente o panorama da mídia e do entretenimento.”

O prêmio por Melhores Práticas, considerado como o mais importante, já que leva em conta a excelência em design, conteúdo e tecnologia, foi para o Flickr.com, no qual os usuários podem organizar suas fotos e compartilhá-las com os amigos.

Um dos Webbys pelo conjunto da obra foi para Bowie, por romper os limites da arte e da tecnologia no BowieNet, um provedor de serviços que ele lançou em 1998, em sua companhia de mídia digital UltraStar e em seu inovador site BowieArt.

O outro foi para a comunidade de leilões online eBay, que têm 223 milhões de cadastros de compradores e vendedores.

O Webby Personalidade do Ano foi para Steve Chen e Chad Hurley, os fundadores do site de vídeo YouTube, da Google Inc., pelo papel do site em “transformar o panorama da mídia e remodelar tudo, da política à cultura pop”.

Pela primeira vez, os Webby Awards foram entregues nas categorias filme e vídeo online, publicidade interativa e conteúdo para celular.

“Nos últimos dois anos, começamos a ver filmes e conteúdos em vídeo excelentes online, então os juízes nos procuraram e disseram que essa é uma mídia importante que deve ser premiada”, disse Davies.

A atriz neo-zelandesa Jessica Lee Rose, conhecida no YouTube como “lonelygirl15” (“garotasolitária15”), ganhou o prêmio de melhor atriz por seu blog sobre a vida conturbada de uma adolescente chamada Bree que, no final, descobriu-se, não passava de uma farsa.

O prêmio de melhor ator foi para o Ninja da série cômica online “Ask a Ninja” (“Pergunte a um ninja”), criada pelos comediantes de Los Angeles Kent Nichols e Douglas Sarine, que traz um ninja encapuzado respondendo a e-mails em gíria ninja e cujo bordão é “Estou ansioso para matar você em breve”.

Os vencedores desta edição do prêmio serão homenageados em cerimônias em Nova York nos dias 4 e 5 de junho, onde poderão fazer um discurso de agradecimento de cinco palavras.

A lista completa dos ganhadores está em https://www.webbyawards.com/

Com informações de G1.