0 Compartilhamentos 170 Views

DeepMind está aprendendo estratégia militar com StarCraft II

10 de agosto de 2017

Seria mesmo uma boa ideia ensinar estratégia militar e conflito de raças para uma Inteligência Artificial? Elon Musk certamente não aprovaria

Mas é exatamente isso o que está acontecendo a partir de uma parceria entre a desenvolvedora de jogos Blizzard e os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do famoso DeepMind.

A Inteligência Artificial que aniquilou os maiores jogadores de Go recentemente está disposta a triunfar em um novo campo de batalha e está aprendendo a jogar StarCraft II, o título de estratégia espacial da empresa norte-americana. Seus criadores acreditam que o jogo pode ser uma excelente plataforma para ensinar princípios de memorização e planejamento. “Testar nossos agentes em jogos que não foram desenhados especificamente para pesquisa de Inteligência Artificial é crucial para avaliar a performance dos agentes”, afirmam.

Confira o vídeo de demonstração da pesquisa:

As ferramentas desenvolvidas pela equipe da DeepMind estão sendo compartilhadas com toda a comunidade científica de pesquisa de Inteligência Artificial. É importante frisar que, embora existam “inteligências artificiais” em jogos eletrônicos desde seus primórdios, a abordagem utilizada aqui é conseguir um algoritmo externo ao código do jogo, que interprete os mesmos sinais visuais e auditivos que um humano recebe e reaja com suas próprias estratégias, sem trapaças.

Os pesquisadores destacaram a complexidade de StarCraft II e jogos do gênero para Inteligências Artificiais: “enquanto o objetivo do jogo é vencer o oponente, o jogador deve também conduzir e balancear um número de sub-objetivos, como coletar recursos ou construir estruturas. Além disso, o jogo pode levar de alguns minutos a uma hora para completar, significando que ações realizadas cedo no jogo podem não dar resultados a longo prazo. Finalmente, o mapa está apenas parcialmente visível, significando que os agentes devem usar uma combinação de memória e planejamento para obter sucesso”.

Juntando todos os campos de interesse de DeepMind revelados nos últimos meses, temos então uma Inteligência Artificial capaz de leitura labial, movimentar unidades físicas individualmente por ambientes complexos e desenvolver estratégia militar de médio e longo prazo. O que poderia dar errado?

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (17/01)
Notícias
4 visualizações
Notícias
4 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (17/01)

Carlos L. A. da Silva - 17 de janeiro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Dez habilidades essenciais para desenvolvedores em 2020
Artigos
8 visualizações
Artigos
8 visualizações

Dez habilidades essenciais para desenvolvedores em 2020

Carlos L. A. da Silva - 16 de janeiro de 2020

Amplie e aperfeiçoe seu arsenal de conhecimento com essas competências fundamentais.

Promoções de Jogos do Final de Semana (10/01)
Notícias
18 visualizações
Notícias
18 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (10/01)

Carlos L. A. da Silva - 10 de janeiro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Mais publicações

A IA do Google derrubou o câncer de mama? Não exatamente
Artigos
19 visualizações
19 visualizações

A IA do Google derrubou o câncer de mama? Não exatamente

Carlos L. A. da Silva - 10 de janeiro de 2020
Mudanças no YouTube para conteúdo infantil já estão valendo
Notícias
18 visualizações
18 visualizações

Mudanças no YouTube para conteúdo infantil já estão valendo

Carlos L. A. da Silva - 7 de janeiro de 2020
Frameworks de servidor HTTP para Dart
Artigos
32 visualizações
32 visualizações

Frameworks de servidor HTTP para Dart

Carlos L. A. da Silva - 6 de janeiro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (03/01)
Notícias
20 visualizações
20 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (03/01)

Carlos L. A. da Silva - 3 de janeiro de 2020