Categorias

Delator da Microsoft é condenado a três meses de prisão após investigação controversa

O ex-funcionário da Microsoft Alex Kibkalo, foi condenado a três meses de prisão por roubar segredos comerciais e vazar softwares confidenciais da empresa a um blogueiro francês.

Kibkalo foi preso em março e está sob custódia desde então, por isso sua pena de prisão na verdade já está chegando ao fim. “Com certeza eu aprendi a lição para não discutir os meus projetos de trabalho com entidades externas”, disse Kibkalo em carta incluída nos documentos do tribunal.

Kibaklo foi funcionário na gigante por anos antes de ficar irritado depois de receber um relatório de desempenho medíocre.
Kibkalo foi funcionário na gigante por anos antes de ficar irritado depois de receber um relatório de desempenho medíocre

Mas não é apenas Kibkalo que está saindo com cicatrizes da batalha: A Microsoft usou meios controversos para descobrir a identidade do funcionário e defensores de privacidade dizem que a empresa foi longe demais quando secretamente espiou e-mails de um usuário do Hotmail para identificar a origem dos numerosos vazamentos relacionados ao código do Windows e seu software de autenticação.

Inicialmente, a gigante disse que realizou uma “revisão limitada” da conta  em questão e argumentou que não tinha autoridade legal para fazê-la. Mas, diante de críticas, ela reviu sua política de privacidade e se comprometeu a não bisbilhotar contas do Outlook mais, mesmo quando sua própria propriedade intelectual estiver em jogo.