Quase quinze anos depois de sua criação, o icônico serviço Delicious (ou del.icio.us, para quem conseguia soletrar) tem data marcada para parar de funcionar: 15 de Junho.
O fundador do rival Pinboard comprou o serviço de bookmarking de links especificamente para fechar suas portas e mandou um recado: “não tente competir com o Pinboard”.
Em um comunicado quase agressivo, Maciej Cegłowski, do Pinboard, informa aos usuários do Delicious que eles terão que encontrar outro lugar para salvar seus links, uma vez que o sistema será congelado a partir de 15 de Junho e não aceitará mais nenhum bookmark, seja diretamente ou através de APIs, entrando em modo somente leitura. Será oferecida uma ferramenta para exportação dos links que poderá levar os endereços para qualquer outro serviço, mas Ceglowski recomenda o Pinboard.
Embora os tempos de glória do Delicious pertençam a um passado agora distante, ele faz parte da História da web, quando introduziu o conceito de Favoritos globalizados, guardados em um endereço único e que poderiam ser acessados e compartilhados de qualquer lugar da internet, de uma forma quase social. Sua influência e suas ideias se fazem presentes em sites modernos como Reddit e Twitter, ou o próprio Pinboard.
Vendido pela primeira vez ao Yahoo em 2005, por cerca de 15-30 milhões de dólares, teve sua morte anunciada em 2010, mas mudou de dono diversas vezes desde então. Segundo Cegłowski, ele mesmo resolveu comprar o serviço para que não sumisse da internet e teria pago a bagatela de 35 mil dólares. Ele sugere ainda assim que o conteúdo do Delicious possa desaparecer no futuro, mas não oferece prazos.