Categorias

Departamento de Defesa dos Estados Unidos prepara migração em massa para o Windows 10

A Microsoft quer chegar a um bilhão de dispositivos com o Windows 10 instalado e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos vai dar um grande empurrão para a empresa cumprir a meta.

Cerca de quatro milhões de máquinas espalhadas por todo o mundo deverão migrar para o novo sistema operacional até o final deste ano, em uma iniciativa sem precedentes.

A migração foi iniciada em Novembro do ano passado, mas só veio à público agora. O Departamento enviou um memorando para todos os Comandos Combatentes, Agências de Serviço e Atividades de Campo administrados pelo órgão público.

Seja no Iraque, em Cuba, nas bases da OTAN em solo europeu ou dentro da infraestrutura norte-americana, todos os computadores e dispositivos móveis do Departamento de Defesa tem menos de um ano agora para padronizarem para o Windows 10.

Analistas acreditam que a urgência da migração estaria relacionada a alguma vulnerabilidade detectada nos atuais sistemas utilizados pelo Departamento de Defesa. É fato conhecido que boa parte dos sistemas controlados pela Marinha americana ainda estão presos ao Windows XP, inclusive pagando milhões de dólares por suporte adicional de segurança à Microsoft. A escolha do Windows 10 também aponta confiança no novo sistema operacional.

O CIO do Departamento de Defesa, Terry Halvorsen, confirmou que a decisão foi motivada por segurança e que os sistemas que ele administra são alvos de ataque diariamente. “Se você tem uma irrevogável necessidade de sobreviver, você irá inovar”. Com um orçamento anual de 38 bilhões de dólares dedicados à cibersegurança, o Departamento resolveu adotar o Windows 10 como plataforma padrão após uma série de testes e certificações realizados contra o sistema operacional.