Categorias

Depois de ser bloqueado na Google Play, AdBlock anuncia novo app

Equipe ficou surpresa com decisão do Google

O Google recentemente começou a remover várias aplicações de bloqueio de propaganda de sua loja online, a Google Play, alegando que elas violam parte de seu acordo de distribuição de desenvolvedores. Um dos aplicativos retirados foi o Adblock Plus, que agora está lançando uma nova versão do app para Android, disponível em seu site

O gigante de buscas alega que esses aplicativos “interferem ou acessam outros produtos ou serviços de forma não autorizada”. A Electronic Frontier Foundation, que age como uma defensora dos direitos de internautas, disse que o movimento demonstra que o Google está “disposto a censurar softwares e abandonar o seu apoio para plataformas abertas, assim que uma razão comercial está relacionada”.

Em um post em seu blog, a equipe do AdBlock disse que foi surpreendida pela decisão do Google e decidiu disponibilizar sua ferramenta em seu site e em uma série de lojas de aplicativos alternativas. A nova versão ainda vem com atualizações automáticas para futuras versões, além de algumas correções de bugs.

O Adblock afirmou que, mesmo saindo da Google Play, sua popularidade aumentou e hoje conta com mais de 9 milhões de usuários.