Categorias

Desafio do Balde de Gelo surtiu efeito

Lembra do Desafio do Balde de Gelo de 2014? Aquele em que personalidades do mundo inteiro tomavam um banho de água muito, muito gelada? A campanha surtiu efeito.

Novos tratamentos contra a Esclerose Amiotrópica Lateral (ALS, da sigla em inglês) podem ser criados após descoberta de gene, que não seria possível sem as doações arrecadadas pela campanha.

O desafio que reuniu nomes como Satya Nadella, Mark Zuckerberg, Tom Cruise, Bill Gates e Lewis Hamilton em torno da mesma causa conseguiu arrecadar mais de 100 milhões de dólares para a ALS Association, que foram investidos em pesquisas de sequenciamento de genes de vítimas da doença. Através dela, cientistas conseguiram chegar ao gene NEK1, identificado como o mais provável causador da Esclerose Amiotrópica Lateral.

Bill Gates no Ice Bucket Challenge
Bill Gates no Ice Bucket Challenge

Batizado de Project MinE, o estudo foi conduzido com 15 mil pacientes diagnosticados com a doença e pode levar à criação de novos tratamentos e terapias no futuro. Para Lucie Bruijn, cientista-chefe da ALS Association, esse marco nas pesquisas não seria possível sem ajuda da big data oferecida pela grande quantidade de amostras e sem o financiamento obtido pela campanha mundial.

“O Desafio do Balde de Gelo da ALS permitiu que a ALS Association investisse no trabalho do Project MinE para criar vastos biorepositórios de bioamostras do ALS que foram desenvolvidas para permitir exatamente esse tipo de pesquisa e para produzir exatamente esse tipo de resultado”, revelou a pesquisadora.