Categorias

Desafio do Wendy’s se torna a mensagem mais retuitada da História

Carter Wilkerson conseguiu o que queria: um ano de nuggets de frango grátis da rede de fast-food Wendy’s. O que ele teve que fazer? Bater o recorde de retuítes do Twitter.

Em 5 de Abril, o estudante de ensino médio perguntou à conta oficial da Wendy’s quantos retuítes ele precisaria para alcançar seu objetivo de lanche grátis e alguém do outro lado chutou bem alto: 18 milhões.

Provavelmente, nenhum dos dois lados sabia que começava ali uma das mais extraordinárias histórias de marketing e mobilização da rede social de todos os tempos. A brincadeira proposta por Wilkerson foi ganhando tração na medida que mais e mais usuários do Twitter aceitavam repassar a mensagem. Grandes empresas como Apple, Microsoft e Google se juntaram ao desafio, assim como personalidades do entretenimento e milhões de pessoas comuns no mundo inteiro.

O jovem estudante chegou a comparecer ao programa de televisão da apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres. Até então, o recorde de mensagem mais retuitada pertencia a ela e ao famoso selfie tirado com atores e atrizes na cerimônia do Oscar de 2014, uma ação viral orquestrada pela Samsung na época. Mas DeGeneres não fez questão de manter a liderança e conclamou os espectadores do seu programa a retuitarem também o desafio de Wilkerson.

Com a mensagem original batendo o recorde do próprio Twitter essa semana, a Wendy’s capitulou bem antes de atingir a impossível meta de 18 milhões. No momento, o que começou como uma brincadeira já conseguiu ser repassado por nada menos que 3 milhões, quatrocentos e setenta e três mil pessoas de todas as partes do planeta. Wilkerson recebeu o direito de comer nuggets de frango de graça por um ano inteiro e a franquia de fast-food aproveitou a oportunidade (e o marketing espontâneo) para doar US$100.000 para a entidade Dave Thomas Foundation for Adoption.