Categorias

Descoberto primeiro vírus para iPhone

Virus para iPhone
O Ikee se aproveita de usuários que fizeram jailbreak nos seus iPhones e instalaram a ferramenta SSH, mas não mudaram a senha padrão “alpine”. Se você é um desses usuários desavisados, mude agora mesmo a sua senha.

De acordo com o site da Macworld, o vírus, na verdade, não faz nada demais por enquanto: apenas muda o papel de parede do telefone da Apple para uma foto de um antigo cantor dos anos 80, Rick Astley – provavelmente, para pegar carona na brincadeira do Rickroll – e tenta se espalhar para todos os seus contatos salvos na agenda do iPhone ou iPod touch.

Rick Astley, um cantor oitentista cuja fama artística não viu os anos 90, voltou a ficar famoso na internet depois de ser inserido em uma pegadinha online chamada “You¿ve been Rick Rolled” (yougotrickrolled.com), que traz um link supostamente interessante para o usuário, mas que, à traição, o leva para um dos hits do cantor, “Never Gonna Give You Up”.

A falha de segurança descoberta nos iPhones desbloqueados não é nova e já havia sido explorada por um hacker holandês, que estava usando esta porta aberta para invadir iPhones alheios e pedindo 5 euros para ensinar a arrumar a bagunça.

Ashley Towns, um programador desempregado de 21 anos de idade natural de Wollogong, na Austrália, é o autor deste primeiro vírus para iPhone. O jovem alega que a intenção foi apenas avisar aos demais a importância de se prestar atenção à segurança e trocar a senha de acesso ao SSH dos aparelhos móveis da Apple e não tem a menor ideia das consequências legais de seu ato. O site 9 to 5 Mac traz um tutorial (em inglês) para alterar essa senha, disponível pelo atalho https://tinyurl.com/ykf2hys.

Com informações de Terra.