Categorias

Desenvolvedor apaga mais de 1500 sites para sempre com uma única linha de código

O comando “rm -rf” do Linux é um dos mais poderosos (e perigosos) comandos disponíveis no sistema. Nas mãos erradas, ele pode causar estragos irreversíveis e foi isso que um certo Marco Marsala descobriu.

O desenvolvedor web e dono de uma empresa de hospedagem de sites conseguiu apagar mais de 1500 sites de seus clientes para sempre, inclusive os backups, apenas por usar incorretamente o “rm -rf”.

O caso aconteceu há quatro dias atrás e foi relatado pelo próprio Marsala em um fórum de suporte do CentOS, onde ele foi buscar ajuda depois de ter se dado conta do que tinha feito. Usando o Ansible, ele automatizou diversos processos em seus servidores. Mas ao utilizar um bash para executar o que seria uma rotina de backup, ele rodou uma linha de código fatal: “rm -rf {foo}/{bar}”, onde foo e bar seriam variáveis que definiriam o escopo do que deveria ser apagado nos discos rígidos. Como as variáveis não carregaram por causa de uma falha em seu script

Em suas próprias palavras, “todos os servidores foram deletados”. Marsala relata que até mesmo os backups foram apagados, uma vez que eram drives de rede montados pelo mesmo script e não eram incrementais. Dados e páginas de 1535 clientes sumiram da face da Terra.

A melhor sugestão que Marsala recebeu para resolver o seu caso seria desligar imediatamente todos os servidores, remover todos os HDs e levá-los para alguma empresa especializada em recuperação de dados, antes que eles fossem sobrescritos com novos dados pelo sistema. Uma solução dispendiosa e demorada, com chances inclusive de não funcionar, mas que poderia salvar sua empresa.

Já outro usuário do fórum foi mais taxativo: “você não precisa de ajuda técnica, você precisa consultar um advogado”. Nós achamos que um bom livro de Linux ou um funcionário competente também seriam boas escolhas para o futuro.