Categorias

Desenvolvedora brasileira cria jogo acessível para deficientes visuais

A desenvolvedora gaúcha Gray Company lançou o jogo  gratuito Nebula para iOS, focado na acessibilidade e que permite que tanto deficientes visuais quanto aqueles que não possuem problemas de visão possam disputar partidas e interagir sem empecilhos.

Nebula é um jogo arcade de batalhas espaciais, que confia em recursos não-visuais como áudio tridimensional e movimentos do dispositivo para gerar desafios entre nebulosas que bloqueiam a visão de todos os jogadores.

A Gray Company afirma que este é “o primeiro jogo iOS acessível de forma inclusiva, não sendo específico para deficientes visuais, mas podendo ser jogado por qualquer um”. O jogo permite até mesmo partidas multiplayer entre os jogadores, independente de suas capacidades.

A desenvolvedora foi formada por um grupo de estudantes de game design que se uniu para aceitar o desafio de um jogo inclusivo, após assistirem uma palestra sobre acessibilidade. Em suas pesquisas, descobriram que o nicho permanece inexplorado nas plataformas móveis, enquanto os jogos destinados para este tipo de público no computador são limitados e com poucos recursos.

Nebula

 

Para Raí Correa, deficiente visual e beta tester do jogo, “foi uma experiência bem legal. Tive pela primeira vez contato com um iPhone, nunca tinha colocado as mãos em um. Acredito na paciência que tiveram para criar cada detalhe”.

Confira abaixo o trailer de lançamento de Nebula:

https://youtu.be/r84A1FNQh0o

O jogo pode ser baixado sem custo na App Store do iTunes. A versão gratuita acompanha os modos: Tutorial, Multiplayer, Livre e o primeiro capitulo da Campanha, com 4 fases. A versão paga (US$1,99) possui todas as 36 fases do épico espacial.