Categorias

Dezembro é o prazo final para o Flash no Google Chrome

Pode anotar no seu calendário: Dezembro é o prazo final de vida para o Flash. Pelo menos, no que diz respeito ao Google Chrome.

O navegador vai substituir plugin problemático por HTML 5 em sua versão 55 a ser lançada no final do ano, em nome de segurança, estabilidade e performance.

“O HTML5 é muito mais leve e rápido, e os anunciantes estão trocando para ele para acelerar o carregamento das páginas e economizar vida de bateria”, revelou Anthony LaForge, o carrasco do Flash no Chrome. Ele promete aos usuários: “vocês verão uma melhoria na responsividade e na eficiência para muitos sites”.

A própria Adobe está conformada com a aposentadoria do Flash: “nós trabalhamos bem próximos à Mozilla, Facebook e outros para facilitar a adoção desses padrões abertos. A decisão do Google faz parte dessa evolução a nível de toda a indústria na qual a Adobe está pesadamente investida”.

Mas a mudança já está em andamento e a recém-lançada versão 53 do Google Chrome já limita a presença do Flash no navegador. Com a liderança de cerca de 60% do mercado de navegadores de desktop e 34% nas plataformas móveis, segundo o StatCounter, a estratégia adotada pelo Google Chrome pode acelerar e muito o fim do formato Flash na web.