Apesar da crise, o Dia dos Namorados deste ano teve um saldo bastante positivo para o e-commerce brasileiro.
Segundo dados levantados pelo e-bit, as vendas cresceram 16% de uma forma geral em relação à mesma data no ano passado, com destaque para o uso de dispositivos móveis para finalizar as compras.
Para Pedro Guasti, CEO da e-bit, “com o atual cenário de retração do varejo offline, o comércio eletrônico teve um saldo positivo neste Dia dos Namorados, como vem acontecendo também em outras datas comemorativas. Os consumidores estão mais atentos e dispostos a aproveitarem as vantagens da compra online e assim conseguem encontrar ofertas atrativas neste ambiente”.
O e-bit computa o movimento no comércio eletrônico referente a 15 dias que precedem a data específica para realizar o seu cálculo, o que significa que nem todas as vendas foram realizadas por causa do Dia dos Namorados. Ainda assim, houve um crescimento perceptivo em comparação com os mesmos 15 dias em 2015. O volume de pedidos na quinzena foi 8% maior, ultrapassando a marca de 4 milhões de transações, sendo 761 mil deles realizados através de uma plataforma móvel.
As categorias mais vendidas nos dias que antecederam o Dia dos Namorados foram Livros, Eletrodomésticos, Telefonia/Celulares, Moda e Acessórios e produtos de Casa e Decoração. O valor médio de cada tíquete foi de R$410.