0 Compartilhamentos 144 Views

Dia mundial do backup: já fez o seu hoje?

31 de março de 2016

Nesta quinta-feira, 31/3, é comemorado o Dia Mundial do Backup. Você já fez o seu recentemente?

A ESET aproveita a data para reforçar a importância de as pessoas realizarem, de forma adequada e frequente, a cópia de segurança dos dados e informações armazenados em computadores e dispositivos móveis.

“As pessoas armazenam cada vez mais informações e dados relevantes em computadores e dispositivos móveis, como smartphones e tablets. No entanto, a maioria das pessoas ainda não tem o cuidado de realizar o backup adequado”, pontua Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil. “Queremos usar o dia mundial do backup para reforçar a conscientização de as pessoas adquirirem esse hábito, como parte dos procedimentos para garantir a segurança da informação”.

A seguir, os especialistas da ESET pontuam as principais situações que geram a perda de dados relevantes e como evitá-las:

Falha de hardware ou software – Um computador que para de funcionar, uma queda de energia antes que seja possível salvar as últimas alterações de um documento ou um software que entra em colapso e precisa ser fechado, ou até mesmo um simples descuido no computador, podem resultar na perda de informações. Embora muitas vezes não se leve em conta a influência que o mundo físico pode ter no mundo digital, os usuários devem estar cientes dessa relação e, por isso, fazer uma cópia de segurança de todos os arquivos e documentos virtuais.

Roubo ou perda do dispositivo – Segundo informações do Dia Mundial de backup, iniciativa de conscientização sobre a preservação segura dos dados, a cada minuto, são roubados 113 dispositivos móveis. Felizmente, em muitos casos, é possível encontrar ou recuperar esses equipamentos. No entanto, há situações que envolvem perdas importantes, como fotografias pessoais, dados sensíveis e informações.

Infecção por ransomware – Tem aumentado o número de casos em que malwares sequestram fotos, vídeos, bases de dados e músicas em computadores e dispositivos móveis, em troca do pagamento de resgate. A melhor forma de não tornar-se refém dos cibercriminosos nesses casos é ter uma cópia de segurança desses documentos.

Existem vários meios de armazenamento para o backup de dados. Nesse sentido, o espaço físico onde o usuário guardará seus arquivos de backup também devem ser protegidos. A seguir confira alguns deles:

Disco rígido – É uma boa ideia usar o disco rígido exclusivamente para backup a fim de evitar desgaste desnecessário. Se o disco rígido é interno, deve ser fisicamente diferente do usado para iniciar o sistema operacional.

Dispositivo de armazenamento USB – A recomendação é o uso de um USB exclusivamente para backup.

Mídia óptica (CD / DVD / Blu-ray) – Eles são mais suscetíveis a danos físicos, tais como arranhões, que podem corromper dados. Recomenda-se a armazenar informações em mais de um dos meios ópticos, caso ocorra uma falha.

Cloud (Internet) – Tem a vantagem de facilitar o acesso à informação a partir de praticamente qualquer lugar. No entanto, é importante considerar as políticas de uso do serviço escolhido e os sistemas de proteção utilizados para proteger os dados.

Você pode se interessar

Vídeos
1,655 compartilhamentos6,804 visualizações

Reagindo a Vagas de Estágio // Vlog React #91

Thais Cardoso de Mello - 21 de março de 2019

Confira no vídeo se o que dizem sobre os estágio no Brasil realmente faz sentido.

A Inteligência Artificial que era perigosa demais
Artigos
3 visualizações
Artigos
3 visualizações

A Inteligência Artificial que era perigosa demais

Carlos L. A. da Silva - 21 de março de 2019

A estranha história da pesquisa que precisou ser engavetada por um bom motivo...

TypeScript // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações

TypeScript // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 18 de março de 2019

TypeScript é o termo falado nesse Dicionário do Programador, conheça mais sobre o assunto.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)
Notícias
11 visualizações
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)

Carlos L. A. da Silva - 15 de março de 2019
Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,812 visualizações
1,655 compartilhamentos6,812 visualizações
World Wide Web completa 30 anos!
Notícias
13 visualizações
13 visualizações

World Wide Web completa 30 anos!

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre
Artigos
134 visualizações1
134 visualizações1

Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019