Categorias

Diretor do FBI revela novos detalhes sobre invasão da Sony

Falando em uma conferência de segurança cibernética em Manhattan hoje, o diretor do FBI, James Comey, entrou em mais detalhes sobre como o FBI determinou que a Coreia do Norte estava por trás dos recentes ataques digitais da Sony Pictures, que levou ao lançamento parcialmente cancelado do filme The Interview.

De acordo com Comey, o grupo por trás do ataque teve seus endereços IP desmascarados, permitindo que os pesquisadores de segurança que trabalham com o bureau rastreassem alguma de sua atividade para conexões de internet norte-coreanas.

Acesso à Web na Coreia do Norte é extremamente limitada e as ligações são quase exclusivamente controladas pelo governo, o que torna improvável que um terceiro seria capaz de sequestrar efetivamente um IP do país sem o consentimento explícito do governo. “Nós sabemos quem hackeou a Sony. Foram os norte-coreanos”, Comey disse. “Tenho confiança muito alta sobre essa atribuição”.

fbi-fala-sobre-invasao-dasony

O FBI revelou os autores da invasão no mês passado, baseando-se em semelhanças entre os métodos de ataque e a infra-estrutura física de ataques anteriores que haviam sido atribuídas a Coreia do Norte.

O bureau citou mais uma prova que não poderia se tornar pública, o que tem sido objeto de intensa especulação nas semanas desde então.

Falando na mesma conferência, o diretor da Inteligência Nacional, James Clapper, chamou o hack da Sony de “o ataque cibernético mais grave já feito contra os interesses norte-americanos”.