Categorias

Diretores de TI brasileiros tem os maiores salários da América Latina

Uma pesquisa realizada pelo PageGroup constatou que os diretores de TI brasileiros são os mais bem pagos de toda a América Latina. O salário médio mensal pode ultrapassar os 40 mil Reais, dependendo do setor.

Foram pesquisados cerca de 31 cargos de gerenciamento em 15 setores cobertos por diversas empresas de recrutamento de profissionais. A média salarial mais baixa registrada foi de cerca de 18 mil Reais. De acordo com o estudo, “mesmo com as dificuldades impostas pelo cenário macroeconômico atual, algumas áreas continuam a crescer consistentemente, com grande ênfase em engenharia e tecnologia”.

Mas qual seria a explicação para um salário tão alto? A boa e velha lei da oferta e da procura. Das 304 mil vagas criadas nos últimos três anos, perto de 50 mil estavam no setor de TI. Mas “a falta de pessoas qualificadas para manter o ritmo deste crescimento é um desafio constante e isto influencia diretamente na remuneração dos profissionais”. Essa dificuldade já havia sido alertada pelo IBGE no ano passado.

Apesar de ser o campeão de salários da América Latina, os rendimentos do profissional de TI nacional ainda estão muito atrás em relação ao padrão norte-americano. Nos EUA, segundo uma pesquisa feita pela Janco Associates, o salário médio de um CIO é equivalente a R$380 mil por mês, quase dez vezes maior do que o maior salário médio no Brasil.