Categorias

Disney usa personagem Moana em tutorial de programação

A iniciativa Hour of Code (Hora do Código aqui no Brasil) acaba de ganhar um reforço de peso da Disney: a personagem Moana, do longa homônimo de animação em cartaz nos cinemas.

Um novo tutorial online gratuito batizado de “Moana: Wayfinding with Code” coloca a personagem e seu amigo Maui em situações que exigem o uso de programação para solucionar os problemas.

A Disney no passado já emprestou personagens de Star Wars e do sucesso Frozen para a mesma finalidade. “A ideia de combinar tecnologia e contar histórias é algo que sempre foi importante para nós, desde o começo da história da empresa”, afirmou Alison Maruca, Diretora de Aplicativos Móveis da Disney Consumer Products and Interactive Media. “Nós vemos isso como uma forma de educar crianças e ajudar a trazer essa nova geração de tecnólogos”.

hour-of-code-moana

Arrastando blocos de código em uma interface feita em Java, as crianças não precisam digitar o código necessário para ajudar a travessia de Moana, mas aprendem os princípios básicos da lógica de programação. De acordo com Maruca, a iniciativa buscou uma aproximação com o universo dos jogos eletrônicos também, para aumentar a identificação do público-alvo e tornar a atividade mais dinâmica e divertida.

Segundo Osnat Shurer, produtor do desenho Moana, “nós esperamos que a forte determinação de Moana e senso de aventura encorajem as crianças a experimentar esse tutorial e aprender as habilidades que eles precisarão para se tornarem futuros cineastas e contadores de histórias”.