Razer Nabu
Categorias

Dispositivo vestível da Razer será usado em jogo mobile da Tencent

Dispositivos vestíveis, como o iWatch, da Apple, podem mesmo se tornarem bastante atraentes e úteis, com o passar do tempo. Podemos pensar em um número enorme de utilizações para eles, incluindo a área médica.

Mas a coisa não para por aí. A tecnologia está sempre em movimento. Desenvolvedores de hardware e software estão sempre em busca de novidades, de novas maneiras de realizar antigas tarefas. De novos modos de apresentar uma determinada experiência aos usuários.

Justamente isso é o que pretendem, pelo que parece, a Razer, gigante na área de periféricos gamers, e a Tencent, empresa chinesa que conta com diversas subsidiárias e que atua em vários segmentos, como por exemplo internet, telefonia, serviços e games.

Razer Nabu

A empresa possui inclusive um braço exclusivamente dedicado a jogos, a Tencent Games, além de ser também a responsável pelo aplicativo de mensagens WeChat.

Pois bem, as duas empresas firmaram uma parceria através da qual um jogo mobile utilizará um dispositivo vestível, o Timi Run Everyday e a pulseira inteligente Razer Nabu, respectivamente. Assim, o título da Tencent será o primeiro no mundo a se integrar com a pulseira da Razer, empresa que também sempre consegue surpreender, como no recente caso do Razer Chroma, por exemplo.

A criadora da pulseira também informou que realizará parcerias semelhantes com outros estúdios, e apesar de não ter mencionado nada concreto a este respeito, disse que empresas como, por exemplo, Wargaming (World of Tank, World of Warplanes), Techland (Dead Island, Call of Juarez: Gunslinger, Dying Light), Shortbreak Studios (Hellraid: The Escape) e Halfbrick (Fruit Ninja, Jetpack Joyride), estão acompanhando de perto a pulseira inteligente, tendo em vista futuros jogos e aplicativos integrados.

Razer Nabu

Uma pulseira inteligente, um jogo mobile e a união das tarefas diárias com o mundo dos games

A Razer Nabu é uma pulseira inteligente muito interessante, que também conta com recursos sociais e funções de relógio e fitness. Já Timi Run Everyday é um game no qual os jogadores, basicamente, precisam realizar saltos e desviar de inimigos e obstáculos (é uma espécie de endless runner).

Nele, através da integração com o WeChat, os jogadores também podem compartilhar pontuações e até mesmo realizar competições com amigos.

Trata-se de um jogo bastante popular na China, que já figurou inclusive na lista dos “Dez Games Mais Populares de Mobile Phone”, com mais de 60 milhões de usuários diários, de acordo com informações divulgadas pela Tencent durante o primeiro trimestre de 2014. Trata-se de um mercado e de uma base de usuários e tanto, não? Um ótimo negócio para a Razer, também, e vale lembrar que Timi Run Everyday é apenas o primeiro título da empresa chinesa que será integrado à Nabu.

Razer NabuEstamos extremamente animados por ter a Tencent como parceira da Nabu e reforçar nosso produto com seus aplicativos e jogos móveis tão populares. Contar com a a colaboração da Tencent  para nossos novos wearables é simplesmente revolucionário. Com nossa plataforma aberta de desenvolvimento, estamos colocando o futuro dos dispositivos vestíveis nas mãos dos desenvolvedores e ansiosos para conferir os resultados“, disse Min-Liang Tan, cofundador, CEO e diretor criativo da Razer.

Os jogadores de Timi Run Everyday que utilizarem a pulseira poderão, por exemplo, converter o número de passos dados durante o dia, além das calorias gastas e as horas de sono, em recompensas dentro do jogo. Será a união das atividades diárias, da rotina diária, com o universo dos games. Neste caso em especifico, com o universo do mobile gaming. Será também, quem sabe, uma maneira de promover a atividade física entre os jogadores. Um incentivo, digamos.

Timi Run Everyday e Nabu encorajarão ainda mais os nossos fãs a se manterem em forma diariamente e os recompensarão por isso no jogo. A colaboração das duas empresas certamente trará experiências mais emocionantes à medida que explorarmos novos métodos para integrar jogos mobile com a Nabu“, disse Dan Brody, vice-presidente da Tencent Games Business.

Notificações poderão ser enviadas do smartphone do usuário para o acessório em seu pulso, com o devido rastreamento de informações pessoais selecionadas, caso necessário. Além disso, trata-se de uma plataforma aberta que poderá ser explorada por desenvolvedores de aplicativos para a criação de novas experiências, inclusive com a utilização de dados pessoais, físicos e geográficos, sempre de acordo com a vontade do utilizador.

O SDK da Razer Nabu é aberto e totalmente gratuito. Ele pode ser utilizado por qualquer desenvolvedor, incluindo pequenos estúdios e desenvolvedores “solo”. Seu download pode ser feito através deste link.

O dispositivo será lançado mundialmente até o final de 2014, será compatível com iOS e Android e será à prova de chuva e respingos d’água. Ele virá equipado com uma tela OLED privada de mensagens (128×32 pixels), acelerômetro, altímetro e motor de vibração cilíndrica, além de um aplicativo para notificações, dados e outras definições.

Como se pode perceber, a pulseira inteligente da Razer poderá ser utilizada de várias maneiras. A parceria com a Tencent e sua utilização no game Timi Run Everyday é apenas o começo.

Veja abaixo alguns trailers bem interessantes:

Razer Nabu: Live Smarter

Razer Nabu: Timi Run Everyday

Join the Razer Nabu Developer Program today