Categorias

Dispositivos Android estavam enviando localização para o Google sem autorização do usuário

Para quem ainda se importa com privacidade, o Google foi flagrado com uma bomba essa semana: dispositivos Android estavam enviando sua localização e seu Cell ID para a empresa, mesmo sem a autorização do usuário.

Quem achou que bastava desligar o compartilhamento de posição do GPS nas configurações do sistema nem desconfiava que os aparelhos estavam usando as torres de telefonia para identificar e enviar a localização para o Google em sigilo.

O sistema funcionava sempre que o aparelho entrava na área de atuação de uma nova torre de celular, seja através da conexão de dados ou pela rede wi-fi. Uma investigação conduzida pela Quartz descobriu que a funcionalidade faz parte da plataforma Android e não pode ser revertida pelo usuário nem mesmo resetando o aparelho para suas configurações de fábrica. Na prática, a única forma de impedir o envio da localização para o Google era removendo o cartão SIM e isolando o dispositivo de qualquer rede wi-fi.

O Google confirmou através de um porta-voz que o recurso estava em funcionamento nos últimos onze meses e tinha como objetivo facilitar o envio de mensagens e notificações para os aparelhos. Ainda de acordo com a empresa, esses dados não eram armazenados de nenhuma forma ou utilizados para outros propósitos, como distribuição de publicidade. Apesar das justificativas, o Google se comprometeu a encerrar a coleta de dados no final de Novembro.