Categorias

Distrito Federal irá investir 22 milhões de reais para ampliar rede gratuita de Wi-Fi

O governo do Distrito Federal pretende investir um total de 22 milhões de reais de recursos públicos para ampliar a rede gratuita de Wi-Fi na região nos próximos meses. O Projeto Sinal Livre irá atingir 220 áreas, oferecendo em cada uma delas o acesso simultâneo de 30 mil habitantes.

Atualmente, o Distrito Federal já conta com 96 pontos de acesso gratuitos que já foram implantados na primeira fase da iniciativa. O custo total até agora foi de 18 milhões de reais. O projeto esteve paralisado por alguns anos, mas sofreu uma aceleração de investimentos quando a capital federal se tornou uma das sedes da Copa do Mundo 2014.

A Mtel Tecnologia e a Cisco são os principais fornecedores do projeto, que está reaproveitando parte da infraestrutura de fibra óptica da GDFNet, rede da Secretaria do Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), para reduzir custos. As novas áreas cobertas pelo acesso gratuito não irão se restringir aos prédios públicos e aos setores onde se localiza o Governo Federal, mas também serão estendidas para estações de metrô e áreas suburbanas fora de Brasília, de acordo com o plano.

“Ao utilizar a rede para melhorar a administração pública e os serviços aos cidadãos, o Sinal Livre é muito mais do que simplesmente prover Internet para a população. Trata-se de uma estratégia ambiciosa e um importante marco no país quando se fala em projetos de cidade inteligente”, declarou Rodrigo Dienstmann, presidente da Cisco do Brasil.

Outro objetivo da iniciativa é transformar Brasília em uma smart city e oferecer suporte a serviços públicos online e em tempo real, como organização da coleta de lixo, monitoramento de tráfego e operação de estacionamentos públicos.