Categorias

Donald Trump ganha plugin que checa veracidade de seus tuítes

Donald Trump é um dos políticos norte-americanos que mais utilizam o Twitter para expressar suas opiniões e reclamações e agora acaba de ganhar um presente inusitado: um plugin para o Google Chrome.

O plugin criado pelo jornal Washington Post foi desenvolvido para checar a veracidade dos tuítes do novo presidente dos Estados Unidos, contextualizando mensagens e oferecendo complementos em tempo real.

Um dos objetivos da iniciativa é esclarecer algumas postagens polêmicas publicadas por Trump e a equipe de jornalismo político do Washington Post está até mesmo produzindo conteúdo adicional para alguns tuítes mais antigos do presidente eleito. Mas a publicação também quer funcionar como uma ferramenta de oposição ao governo Trump e é mais um capítulo na longa história de atrito entre o jornal e o Republicano.

Jeff Bezos, fundador da Amazon, é o atual proprietário do Washington Post e, durante a campanha presidencial, não escondeu seu desagrado com a candidatura de Donald Trump, usando inclusive o próprio Twitter como plataforma para expressar sua posição. Mas o conflito se agravou quando o bilionário chegou a proibir a presença de repórteres do jornal em seus eventos, após uma reportagem investigativa que apontava irregularidades nos negócios de Trump.

trump-plugin

Independente da motivação do Washington Post, o plugin do Chrome pode oferecer uma perspectiva diferente assim como fatos concretos por trás de muitas das declarações bombásticas que o presidente eleito Donald Trump emite na rede social.