Categorias

Doodle homenageia os 61 anos de nascimento de Douglas Adams

Douglas Adams completaria 61 anos hoje

O doodle de hoje é em homenagem ao escritor britânico Douglas Adams, que completaria 61 anos nesta segunda-feira. Adams é o responsável por trabalhos como a série Guia do Mochileiro das Galáxias.

“O Guia do Mochileiro das Galáxias” é o primeiro volume de uma “quadrilogia de cinco livros”, que é completada por “O Restaurante no Fim do Universo”, “A Vida, o Universo e Tudo Mais”, “Até Logo e Obrigado Pelos Peixes”, e “Praticamente Inofensiva”.

O doodle é inspirado pelo primeiro volume da série, que é um dos títulos mais marcantes da bibliografia de Douglas Adams.

A homenagem consiste em um painel de controle, com um dispositivo com a célebre frase “NÃO ENTRE EM PÂNICO” – remetendo ao guia que dá nome à série. Quando o usuário clica no dispositivo, se inicia uma pequena animação, que faz referência à série. Porém, quando a animação termina e o usuário clica de novo no dispositivo, uma outra animação se inicia. No total, são 10 animações diferentes. No canto inferior direito do doodle, há dois botões: um para a retirada do som e o outro para exibir a pesquisa relacionada ao doodle.

Nascido em 11 de março de 1952, Douglas Adams morreu aos 49 anos, após sofrer um ataque cardíaco, em 11 de maio de 2001. Além da data de seu aniversário, Adams costuma ser lembrado em 25 de maio, data em que os fãs celebram o “Dia da Toalha”. Na série do Guia do Mochileiro das Galaxias, a toalha é considerada um item indispensável para os viajantes, pois, segundo o livro, “uma toalha pode ser usada para se proteger do frio, da chuva, ser amarrada na forma de venda nos olhos no caso de precisar evitar olhar para algo, e caso esteja limpa e seca o suficiente, o mochileiro pode utilizá-la para se secar após um banho”.