Cristo Redentor - Scan - Drones
Categorias

Drone ajuda a criar modelo tridimensional do Cristo Redentor

Mais uma notícia interessante envolvendo drones. E desta vez a notícia tem a ver com o Brasil. Mais precisamente com um monumento famosíssimo, não só em nosso país, mas no mundo todo. O Cristo Redentor.

A estátua, localizada no Rio de Janeiro, possui mais de 80 anos de idade. Inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, trata-se da segunda maior escultura de Jesus Cristo do mundo, ficando atrás apenas da Estátua de Cristo Rei (Świebodzin), na Polônia.

Pois tamanha obra foi escaneada por um drone, o qual conseguiu vencer a barreira imposta pelo terreno no qual ela se encontra. O veículo voador capturou cerca de 3.500 imagens, tanto da estátua quanto da área ao redor.

Cristo Redentor - Scan - Drones

A equipe responsável pelo projeto, com tal material em mãos, utilizou então o software de uma empresa chamada Pix4D para gerar uma nuvem de pontos com 134,4 milhões de pontos. Isto resultou então, após a renderização, em um modelo tridimensional completo do Cristo Redentor.

Os responsáveis pelo projeto também mencionam que o processo de escaneamento contou com alguns problemas, como por exemplo “tempo ruim, ventos fortes e má iluminação“. Ou seja, o drone deve ter sofrido um bocado. Mas o resultado é sensacional.

Não deixe de conferir o ótimo resultado do trabalho. É possível inclusive movimentar o modelo, utilizar zoom, etc. Clique aqui para ver direto no Sketchfab.