Categorias

Drones estão patrulhando praias contra tubarões na Austrália

Os banhistas nas praias australianas ganharam um forte aliado na prevenção de ataques de tubarões: drones com Inteligência Artificial.

As aeronaves Little Ripper estavam em fase de teste no ano passado, mas agora iniciaram a patrulha em caráter oficial em praias selecionadas.

Graças a uma iniciativa da Escola de Software da University of Technology Sydney, algoritmos de aprendizado de máquina conseguem distinguir a silhueta de golfinhos da silhueta de tubarões, identificar barcos e banhistas e emitir alertas quando necessário. De acordo com os pesquisadores, humanos conseguem distinguir tubarões a partir de fotos aéreas com somente 30% de precisão máxima, enquanto o sistema implementado tem obtido até 90% de sucesso no reconhecimento e em tempo real.

Confira o vídeo da iniciativa:

https://youtu.be/HItdecoGK3A

Em caso de identificação de tubarões próximos a banhistas, o próprio drone aciona um megafone com uma mensagem de alerta. Se a situação for crítica, a aeronave também pode lançar um bote inflável e um sinalizador de emergência para pessoas em perigo. Seus criadores estão trabalhando em uma solução capaz de repelir tubarões através de sinais eletrônicos incômodos para as criaturas.

A costa australiana ocupa o segundo lugar no ranking mundial de ataques de tubarão, perdendo somente para os Estados Unidos, e o governo busca alternativas para reduzir o número de incidentes.