Categorias

Dropbox Paper é lançado oficialmente para concorrer com Google Docs

Depois de mais de um ano em fase Beta, o Dropbox finalmente lançou o Paper, sua resposta à hegemonia do Google Docs.

O serviço de criação, edição e compartilhamento de documentos na nuvem estava em operação desde Outubro de 2015, mas em versão limitada para testes.

Agora, o Dropbox Paper está disponível gratuitamente no mercado para todos os usuários do Dropbox e com tradução para 21 idiomas, incluindo o Português do Brasil. A edição e criação de documentos na plataforma segue a linha da concorrência, como o próprio Docs do Google ou o Office 365, da Microsoft. Mas a empresa alega que não veio para bater de frente com os rivais já existentes, mas que seu serviço se integra tanto com os outros como com seu próprio serviço de armazenamento na nuvem. Confira como funciona:

“Nós esperamos totalmente que o Paper seja usado em ambientes onde as pessoas estão usando produtos Microsoft e Google. Essa é a regra, não a exceção”, declarou o diretor de produtos do Dropbox, Rob Baesman.

Mas o Paper vai um pouco além de seus rivais e também integra funcionalidades de gerenciamento de projeto no próprio processo de criação de documentos. Por exemplo, ao se criar uma nota para um projeto, ao inserir uma lista de tarefas e mencionar algum outro usuário, o arquivo será compartilhado automaticamente e será marcada também uma data prevista. Além disso, o Paper permite interação com o Google Calendar para criação de compromissos.