Categorias

Edward Snowden está morto?

Durante o final de semana, uma dúvida sacudiu a comunidade de segurança e os defensores dos direitos de privacidade: estaria Edward Snowden morto ou capturado pelas autoridades norte-americanas?

Algumas pessoas próximas ao informante que denunciou os esquemas de espionagem da NSA dizem que não, que “ele está bem”, mas seu destino atual é ignorado após um par de tuítes misteriosos.

Snowden está fora da rede social que utiliza como palanque desde sexta-feira, mesmo durante a polêmica sobre sua morte. A sua conta oficial no Twitter publicou uma mensagem cifrada de 64 caracteres hex, que foi apagada logo em seguida. Não se sabe ainda o que teria levado o  homem que é procurado pelo governo dos Estados Unidos a postar essa sequência ou o seu significado.

snowden-key

Acredita-se que possa ser uma chave de criptografia que abra ou autorize algo e que a mensagem tenha sido enviada automaticamente por algum tipo de sistema preparado para disparar após sua morte ou captura. Esse tipo de serviço é prestado para usuários que ficam por um determinado tempo sem desativar o mecanismo de defesa.

Outro tuíte, também apagado, revelava que “é chegada a hora” e instruía qualquer pessoa que tenha trabalhado com ele que voltasse a entrar em contato “de forma segura” com o próprio Snowden ou com Barton Gellman, jornalista encarregado de escrever a história sombria dos bastidores da agência de espionagem norte-americana.

Glenn Greenwald, jornalista que colaborou com Edward Snowden na exposição dos esquemas da NSA e atualmente mora no Rio de Janeiro, garantiu que “ele está bem”, mas não ofereceu qualquer detalhe adicional sobre o mistério. Em outra mensagem, Greenwald escreveu que “qualquer um pedindo provas de vida para mim e @Snowden, respirem fundo”, o que só serviu para aumentar a confusão.

Rumores apontam que um novo lote de dados confidenciais pode estar nas mãos de jornalistas no momento, aguardando um sinal de Snowden para serem publicados. Outras teorias de conspiração chegam a sugerir que a queda recente de serviços de torrent podem estar relacionadas a uma tentativa desesperada de impedir que a informação seja divulgada.

Enquanto Edward Snowden em pessoa, ou através do Twitter, não se manifestar, as especulações irão continuar.