Edward Snowden
Categorias

Edward Snowden gravou mensagem de Natal para TV inglesa

Em mensagem gravada, Edward Snowden enviou um recado de Natal para o povo britânico: cuidado com a sua privacidade e cuidado com a vigilância constante do governo.

Todo ano o canal inglês Channel 4 coloca no ar uma mensagem de Natal “alternativa”, em contraponto à mensagem oficial da Rainha. O escolhido para dar o seu recado este ano foi o ex-funcionário da NSA, famoso por revelar ao mundo como funciona o esquema de espionagem dos cidadãos nos Estados Unidos. Ainda refugiado na Rússia, Snowden gravou um vídeo de dois minutos e meio, que foi transmitido na noite do dia 24.

Snowden lembrou aos britânicos do escritor e também britânico George Orwell, que, em 1948, escreveu o clássico da distopia 1984. No livro, a Inglaterra está totalmente dominada por um regime que vigia todo mundo 24 horas do dia através de câmeras de vigilância. A figura principal do sistema, o Big Brother (“Grande Irmão”, na tradução), hoje é mais famoso por ter inspirado o programa de reality show homônimo, mas Snowden traçou paralelos bem mais sombrios entre a visão de Orwell e os dias atuais.

“Uma criança nascida hoje irá crescer sem qualquer conceito de privacidade. Eles nunca irão conhecer o que significa ter um momento privado para si mesmos, um pensamento não analisado, não gravado”, alerta ele na mensagem do Channel 4. “Se o governo realmente quer saber como nos sentimos, perguntar é sempre mais barato do que espionar”.

Snowden encerra sua mensagem desejando um Feliz Natal a todos os espectadores.