Categorias

Edward Snowden quer desenvolver tecnologia anti-vigilância

Edward Snowden planeja desenvolver e promover uma tecnologia anti-vigilância para impedir a espionagem do governo norte-americano em todo o mundo.

Snowden, que vazou documentos confidenciais que detalham as extensas atividades de vigilância da NSA, falou à conferência HOPE X em Nova York através de um link de vídeo a partir de Moscou.

Ele pediu à comunidade hacker para canalizar os seus recursos no desenvolvimento de tecnologias anti-vigilância que farão espionagens de governos mais difíceis e disse que pretende gastar muito de seu tempo futuro fazer o mesmo.

edward-snowden-HOPE-X-privacidade

“Nós, o povo – Vocês, o povo, vocês nesta sala agora – têm ambos os meios e a capacidade para melhorar o futuro através da codificação de nossos direitos em programas e protocolos nos quais contamos todos os dias… E isso é o que grande parte do meu trabalho futuro vai estar envolvido, e eu espero que você se junte a mim para fazer disso uma realidade”, disse Snowden.

O ex-NSA também defendeu suas ações em relação ao vazamento de documentos confidenciais para a mídia, explicando que a maioria dos norte-americanos têm pouca noção de como as atividades de vigilância do seu governo são, mas eles “têm o direito, como americanos e como membros da comunidade global de conhecer as linhas gerais de políticas governamentais que impactam significativamente nossas vidas”.

Snowden está atualmente vivendo na Rússia depois de fugir dos Estados Unidos no ano passado. Processado sob a Lei de Espionagem, Snowden disse ao The Guardian na semana passada que não acredita poder ter um julgamento justo se retornar ao país.