Categorias

Elon Musk alerta que Inteligências Artificiais são ameaça maior que a Coreia do Norte

O magnata da tecnologia Elon Musk voltou a alertar sobre o perigo iminente da ascensão das Inteligências Artificiais nessa sexta-feira e afirmou que elas representam uma ameaça maior que a Coreia do Norte.

Através de seu perfil no Twitter, Musk voltou a pedir que governos regulem o desenvolvimento da tecnologia para evitar um futuro sombrio para a Humanidade.

“Se você não está preocupado a respeito de segurança de Inteligências Artificiais, você deveria. Imensamente mais arriscadas que a Coreia do Norte”. A afirmação alarmista do bilionário chega em um momento em que acontece um impasse político entre a nação asiática e o governo de Donald Trump, com o risco real de um conflito armado que poderia desencadear uma guerra nuclear. Entretanto, a questão das Inteligências Artificiais é um fantasma antigo para Musk, as quais já chamou de “demônios” invocados.

A imagem que acompanha o tuíte de Musk é de uma campanha de utilidade pública de 2008, do governo do estado australiano de Victoria, contra o vício de se apostar em caça-níqueis. A mensagem, que avisa que “no final as máquinas irão vencer”, se refere ao sistema como as máquinas funcionam para assegurar o lucro dos operadores de cassinos e estabelecimentos comerciais. De alguma forma, o magnata resgatou a imagem para ilustrar um novo tipo de alerta.

Questionado através do Twitter se não estaria exagerando em seus temores, dado o estágio atual de evolução da tecnologia, Musk disparou: “o maior de todos os empecilhos para reconhecer o perigo das Inteligências Artificiais são aqueles que estão tão convencidos de suas próprias inteligências que não imaginam ninguém fazendo o que eles não conseguem”.

Em uma outra mensagem, o executivo que comanda a Tesla, a Space X e outras empresas de alta tecnologia, revelou que a melhor forma de impedir um cenário ameaçador com as Inteligências Artificiais é através do controle e do monitoramento do Estado: “ninguém gosta de ser regulado, mas tudo (carros, aviões, comida, medicamentos, etc) que é um perigo para o público é regulado. Inteligências Artificiais também deveriam”.

Da última vez que Elon Musk foi pessimista sobre a evolução da tecnologia, foi rebatido pelo fundador do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT e chegou até a receber uma indireta de ninguém menos que Mark Zuckerberg, que chamou de “irresponsáveis” aqueles que pregam futuros apocalípticos relacionados à questão.