Categorias

Elon Musk é contra cobertura da mídia de acidentes com veículos autônomos

Elon Musk não é conhecido por suas afirmações sutis e desta vez o bilionário da tecnologia criticou duramente a cobertura da mídia em relação a acidentes com veículos autônomos.

A reação de Musk é uma resposta à forma como foi noticiada a morte de um motorista a bordo de um Tesla meses atrás, enquanto o sistema de piloto automático do veículo está ativado.

Para o executivo, o nível de segurança disponível atualmente em carros autônomos supera a média dos motoristas humanos e ignorar esse fato ou demonizar a tecnologia pode impactar o número de mortes no trânsito nos próximos anos: “se, ao escrever algum artigo que é negativo, você efetivamente dissuade pessoas de usarem um veículo autônomo, você está matando pessoas”, disparou Musk.

A Tesla, uma das propriedades de Elon Musk anunciou essa semana que a partir de agora todos os seus carros sairão de fábrica com suporte de hardware para autonomia plena. Isso não significa que os veículos passarão a dispensar o motorista humano imediatamente, mas que o suporte está instalado, à espera da aplicação do software necessário e da regulamentação para tornar isso possível.

Assim como um Tesla esteve envolvido na morte de um motorista, a empresa investigou o incidente para aperfeiçoar os seus sistemas e evitar que isso aconteça novamente. Logo em seguida, o programa de piloto automático de outro Tesla foi diretamente responsável pelo salvamento da vida de outro motorista, ajudando-o a chegar em segurança em um hospital após sofrer uma embolia pulmonar.

Musk afirmou que anualmente há mais de um milhão de mortes provocadas por motoristas humanos no volante e que esse número pode ser reduzido significativamente se e quando a tecnologia de auto-condução for implementada em larga escala.