Categorias

Elon Musk quer levar Internet para o espaço

Elon Musk não pensa pequeno. O magnata da tecnologia declarou nesta sexta-feira que pretende levar a Internet para a órbita da Terra e até Marte, gastando 10 bilhões de dólares no processo.

A primeira etapa seria uma rede de centenas de satélites em órbita do planeta oferecendo acesso barato à Internet para todas as regiões do planeta, inclusive aquelas onde não é possível chegar o acesso por fio devido às condições geográficas. “A velocidade da luz é 40% mais rápida no vácuo do espaço do que dentro da fibra”, proclamou Musk, ignorando que os dados terão que atravessar a atmosfera para chegar na superfície da Terra.

Mas os planos dele vão além. Ou melhor, Elon Musk está de olho na futura colonização de Marte que ele acredita ser inevitável. “Será importante para Marte ter uma rede global de comunicações também. Eu penso que isso precisa ser feito e eu não vejo ninguém mais fazendo isso”.

elon-musk-marte

O projeto poderá ser concluído em apenas 5 anos, tempo que a SpaceX, empresa de exploração espacial de Musk, levaria para montar a rede de satélites transmissores e os foguetes e veículos necessários para levar a Internet até o planeta vizinho.

Musk pretende iniciar sua mais ambiciosa empreitada agora. E já está convocando profissionais de todo mundo: “Nós queremos os melhores engenheiros que ou vivam em Seattle ou que desejem se mudar para a área de Seattle e trabalhar em eletrônica, softwares, estruturas e sistemas de energia. Nós queremos os mais talentosos engenheiros de todos os tipos”.