Categorias

Empoderamento feminino é tema da terceira edição da Hora do Código no Brasil

A  terceira edição da Hora do Código no Brasil acontecerá entre os 5 e 11 de Dezembro e trará como um dos seus temas o empoderamento feminino.

A jovem MC Soffia continua sendo a embaixadora do movimento com o objetivo de introduzir a programação no dia a dia de pessoas de todas as idades e gêneros.

“A ideia é mostrar que a programação está ao alcance de todos. Para isso, vamos incentivar as pessoas a programarem durante uma hora, ao longo da semana que sedia a Hora do Código. Além disso, neste ano, queremos levantar as bandeiras da inclusão e do empoderamento, mostrando que a linguagem também é assunto para as garotas. Por isso, nomeamos como embaixadora do movimento por aqui a cantora MC Soffia”, explica Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, uma das empresas fomentadoras do projeto.

Aos 12 anos, Soffia propõe a discussão de temas muito atuais, como o encorajamento de meninas negras. “Quando ouvia falar em programação, pensava em algo muito complicado. Mas fiz algumas trilhas da Hora do Código e vi que é tudo muito simples e interessante. Quanto mais eu avanço nas trilhas, mais quero programar. Quero fazer um game e mostrar que qualquer pessoa pode participar da Hora do Código”, afirmou a jovem.

mc-soffia

O projeto no Brasil conta com as parcerias da Microsoft, da Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo, por meio do Programaê!. Para Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, “a programação vai além dos comandos no computador e exercita a criatividade, o raciocínio lógico e o protagonismo, preparando pessoas para lidar com as tecnologias que estão por vir”.

Desde sua criação, a iniciativa já impactou mais de 200 milhões de crianças e adultos em todo o mundo, sendo 2 milhões apenas no Brasil. Podem participar da Hora do Código, gratuitamente, pessoas a partir dos 4 anos de idade. O conteúdo está disponível em mais de 40 idiomas e em três níveis de dificuldade com jogos como Star Wars, Minecraft, Frozen e Angry Birds, contando esse ano com o reforço de Moana, nova personagem da Disney.