Categorias

Empresa britânica lança robô-entregador

Depois dos pilotos de combate, motoristas de caminhão e até advogados, agora é a vez dos entregadores ficarem preocupados: uma empresa britânica criou um robô-entregador.

O mini-veículo de seis rodas da Starship Technologies é autônomo, pode fazer entregas nos quarteirões próximos e já vai entrar em operação na Europa ainda esse ano.

A empresa realizou 400 mil entregas de testes desde o final do ano passado, percorrendo mais de 8 mil quilômetros rodados, e acredita que o produto já está pronto para ganhar as ruas. Gigantes do varejo no Reino Unido, Alemanha e Suíça já demonstraram interesse, assinaram contratos e devem implementar a solução para seus clientes em breve. Confira como a tecnologia funciona:

https://youtu.be/MEWfsVPqKi4

O robô é autônomo e capaz de chegar sozinho ao endereço de entrega, mas é supervisionado por humanos em uma central de operações. Embora tenha pouco espaço de armazenamento, a empresa garante que o drone sobre rodas pode transportar o equivalente a duas sacolas de compras, consome pouco combustível e é fabricado com material reaproveitado.

A Starship Technologies foi fundada por dois dos fundadores do Skype, Ahti Heinla e Janus Friis, em 2014, e pretende tornar o modelo de entregas automatizadas em uma alternativa econômica e viável para a entrega realizada por funcionários humanos. “Nós temos certeza de encontraremos desafios em nossa jornada, mas nosso foco nunca irá mudar: redefinir o atendimento ao cliente, ao mesmo tempo que torna essa última etapa da indústria em algo lucrativo, eficiente e de custo efetivo”, revelou Allan Martinson, COO da empresa.