Categorias

Empresa cria óculos inteligente para deficientes visuais

Os fundadores da empresa Aira tiveram uma ideia que, a princípio, não faz sentido, mas é genial: óculos inteligente para deficientes visuais.

O produto apresentado na CES 2017 é dotado de câmeras que permitem que operadores remotos visualizem o ambiente e ofereçam orientações para os usuários em tarefas do cotidiano.

A empresa nasceu quando os desenvolvedores Suman Kanuganti e Yuja Chang fizeram amizade com o especialistas em comunicações cego Matt Brock. Juntos, o trio se dedicou a implementar uma solução que incorporasse o conceito do Google Glass para indivíduos com deficiências visuais. Nasceu então a ideia de uma rede certificada de agentes, disponível 24 horas para funcionar como auxiliares de visão daqueles equipados com o dispositivo. Confira o vídeo explicativo da iniciativa:

https://player.vimeo.com/video/143064787

O óculos inteligente da Aira está em fase de testes nos Estados Unidos com um número limitado de 200 usuários. A empresa pretende oferecer o serviço em forma de assinatura mensal para o público, com valor inicial de  US$129, no plano de 200 minutos de acesso. Haverá também um plano Preferred, a US$199, que dará direito a 400 minutos de acesso e a garantia de resposta de um agente em até 10 segundos após a solicitação de ajuda. Por enquanto, não há planos para oferecer o serviço fora do país.

A empresa reforça que o objetivo do óculos inteligente não é substituir as ferramentas de auxílio convencionais, como cães-guia ou o Bastão de Hoover, mas funcionar como um complemento para aquelas atividades que exigem um interpretador visual apurado. O dispositivo também conta com uma conexão com o Google Maps, facilitando a localização do usuário para o agente designado.