Categorias

Empresa de Elon Musk faz pedido para oferecer internet no mundo todo via satélites

Quando anunciou que queria levar a internet para o espaço, Elon Musk também revelou que gostaria de oferecer acesso à web por aqui também através de satélites, e hoje, parece que esse desejo está virando realidade.

A empresa de Musk, SpaceX, solicitou autorização da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) para testar um projeto que daria acesso de alta velocidade à internet via satélite, relata o The Washington Post.

Musk revelou seus planos em janeiro durante um evento da SpaceX. A ideia envolve uma rede de 4.000 pequenos satélites de baixo custo que seriam implantados a partir do foguete Falcon 9 (da empresa) na órbita da Terra. Assim eles fariam conexões com estações daqui.

elon-musk-marte

A SpaceX planeja testar o projeto e determinar se a sua tecnologia de antena é capaz de fornecer acesso à internet de alta velocidade para dispositivos aqui.

A empresa quer começar a testar no próximo ano e poderia ter o seu serviço à disposição do público em cinco anos.

Google e Fidelity já estão a bordo da ideia de Musk: SpaceX recebeu US$ 1 bilhão em financiamento das gigantes, e parte do valor é destinado exclusivamente para o projeto de internet via satélite.

Gigantes da tecnologia vêm repensando a forma como a internet está disponível para as pessoas: Do Google e seus balões até o Facebook e seus satélites/drones, todos parecem estar desenvolvendo algo para tentar entregar acesso à web de uma maneira mais eficaz.