Categorias

Empresa Europeia Quer Armazenar Todos os Dados do Mundo

Antecipando crises?
O projeto FutureICT Knowledge Accelerator and Crisis-Relief System (FuturITC) planeja armazenar toda a informação do planeta em um único banco de dados. O objetivo do projeto de um bilhão de euros é tentar antecipar eventos e momentos históricos.

Segundo seus fundadores, a ideia é construir “uma plataforma de participação, simulação e visualização para apoiar tomadas de decisão de geradores de políticas, homens de negócio e cidadãos”. Será o maior sistema de data mining da história.

O FuturITC pretende unificar centenas dos melhores cientistas europeus em dez anos para explorar a vida social no globo e tudo que esteja relacionado:

 
“Hoje, nós sabemos mais a respeito do universo do que sobre nossa sociedade. É hora de usar o poder da informação para explorar a vida social e econômica da Terra e descobrir opções para um futuro sustentável. Today, we know more about the universe than about our society.
It’s time to use the power of information to explore social and economic
life on Earth and discover options for a sustainable future.

(…) Revelar as leis ocultas e os processos que regem as sociedades provavelmente constitui o grande desafio científico mais urgente de nosso século.”

Quando indagados se o FuturITC poderia ser usado para evitar eventos como o 11 de Setembro, a tragédia de Fukushima ou a recente crise financeira europeia, os pesquisadores responderam que o objetivo não é construir um mecanismo de prevenção de desastres arbitrários, mas melhorar a compreensão das condições que os tornaram possíveis e seus impactos. Segundo o FAQ do projeto, “qualquer redução no impacto econômico e societário das crises irá valer o investimento do projeto”.

.