Categorias

Empresa fundada por ex-funcionários do Google cria frota de caminhões autônomos

Um grupo de ex-funcionários do Google se uniu para criar uma empresa especializada em caminhões autônomos para revolucionar o transporte de cargas.

A Otto tem no seu quadro de fundadores Anthony Levandowski, ex-líder da divisão de veículos autônomos do Google, e Lior Ron, que trabalhou no Google Maps e na Motorola.

A dupla é completada por Don Burnette e Claire Delaunay, ambos também oriundos do Google, além de outras dezenas de profissionais vindos de outras empresas, como Apple, Tesla, Cruise e do setor automobilístico.

O objetivo da Otto é adaptar caminhões já existentes para a tecnologia de auto-condução que permita que os veículos possam transportar cargas nas estradas sem necessidade de um piloto humano. Confira o vídeo oficial de apresentação da empresa:

https://youtu.be/bK76W1kH4jA

A iniciativa já está funcionando a pleno vapor e acabou de completar um teste público bem-sucedido em uma estrada americana. “Nós planejamos ampliar as capacidades do caminhão Otto, coletar dados de segurança para demonstrar seus benefícios e trazer essa tecnologia para cada canto do sistema rodoviário dos Estados Unidos”, declararam Levandowski e Ron em um comunicado à imprensa.

Segundo os fundadores da Otto, caminhões convencionais são responsáveis por um alto índice de fatalidade nas estradas e são ineficientes. A crescente demanda por esse tipo de transporte de carga e a atual escassez de motoristas capacitados também estariam contribuindo para o momento ideal para a evolução da tecnologia da automação de veículos. “Nós acreditamos que é nossa responsabilidade”, afirma o site oficial.