Categorias

Empresas de telecomunicações poderão realizar outorga simultânea de serviços por preço mais em conta

Anatel vai facilitar outorga de "combos" de telecomunicações
Anatel vai facilitar outorga de “combos” de telecomunicações

A Anatel informou que, a partir de hoje, empresas de telecomunicações que quiserem ofertar simultaneamente serviços de internet, TV por assinatura e telefonia fixa, os chamados “combos”, agora podem obter a outorga dos três serviços em apenas um procedimento, e pagar menos por isso.

A agência instituiu, através de portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, o Procedimento Simplificado de Outorga (PSO), que visa facilitar a concessão das autorizações e reduzir o preço pelo direito de exploração.

O texto afirma que será cobrado das operadoras a taxa única de R$ 9 mil pelos três serviços solicitados pelo PSO. Antes, a empresa precisava desembolsar R$ 27 mil – 9 mil por serviço – pelas três autorizações. Contudo, o novo valor se aplica apenas aos pedidos de outorga simultânea.

No documento ainda consta que, caso a prestadora tenha processo de outorga de algum desses serviços em curso na Agência, a companhia pode pedir adequação da solicitação ao PSO, indicando para quais serviços deseja obter a outorga simultânea.