Categorias

Endereços IPv4 já estão em falta nos Estados Unidos

Pela primeira vez na História, um pedido de reserva de endereços IPv4 foi negado nos Estados Unidos. O motivo? Os estoques estão acabando.

A American Registry for Internet Numbers (ARIN), responsável pela distribuição de números IP para serviços americanos, revelou que rejeitou um pedido de lote de endereços essa semana por que não poderia atender à quantidade solicitada.

O pedido cuja autoria não foi revelada era maior do que o estoque disponível para distribuição. Ainda existem endereços IPv4 disponíveis para a região geográfica, mas não são capazes de suprir uma solicitação deste porte. Daqui pra frente, os pedidos terão que ser menores para serem atendidos ou terão que aderir ao protocolo IPv6.

John Curran, chefe-executivo da ARIN lembrou que existe “uma ampla disponibilidade de endereços IPv6” e que “encoraja organizações para avaliarem o espaço de endereços IPv6 para suas futuras atividades em redes de internet públicas”.

Quando o protocolo IPv4 foi criado, com suas 4,3 bilhões de combinações possíveis, parecia um número adequado para suprir as necessidades de endereços individuais de Interner por um longo tempo. Com a explosão dos dispositivos móveis e da Internet das Coisas em que máquinas e utensílios também passaram a exigir um endereço IP independente, este número passou a ser insuficiente.

O protocolo IPv6 é o futuro dos endereços de Internet. De acordo com Axel Pawlik, diretor da agência registradora europeia RIPE NCC, “a proliferação corrente de dispositivos conectados à Internet e veículos sem piloto não pode acontecer sem o IPv6”. Com o novo protocolo, é possível atingir 340 trilhões de trilhões de trilhões de combinações diferentes.