Cada vez mais presente em ações de marketing, os QR Codes ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio de se transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis. Mas o que é, afinal, um QR Code?
É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que possui câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, uma foto ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.
Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres:
Numéricos: 7.089;
Alfa-numérico: 4.296;
Binário (8 bits): 2.953;
Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817.
Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares por meio da câmera fotográfica. Os QR Codes estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como “Homefront” para divulgação de mensagens e dicas do jogo.
A banda Pet Shop Boys, no clipe da música Integral utilizou inúmeros QR Codes com links para diferentes sites. No Brasil, o Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rapidamente ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.
Embora pareça ter sido desvirtuado de sua concepção inicial, o QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita em aparelhos celulares. Para criar o seu próprio QR Code, existem programas que podem ser instalados no PC ou podem ser gerados por serviços gratuitos disponibilizados em sites.
Acessando o site “qrcode.kaywa.com”, é possível criar um QR Code personalizado. Selecione o tipo de mensagem que será codificada.
10/05/2011 08h55 – Atualizado em 10/05/2011 08h55
Entenda o que são os QR Codes, códigos ‘lidos’ pelos celulares
Colunista explica como criar e utilizar um QR Code.
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Descubra a mensagem codificada na imagem (Foto: Reprodução)Descubra a mensagem codificada na imagem
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Cada vez mais presente em ações de marketing, os QR Codes ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio de se transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis. Mas o que é, afinal, um QR Code?
É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que possui câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, uma foto ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.
Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres:
Numéricos: 7.089;
Alfa-numérico: 4.296;
Binário (8 bits): 2.953;
Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817.
Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares por meio da câmera fotográfica. Os QR Codes estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como “Homefront” para divulgação de mensagens e dicas do jogo.
A banda Pet Shop Boys, no clipe da música Integral utilizou inúmeros QR Codes com links para diferentes sites. No Brasil, o Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rapidamente ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.
Embora pareça ter sido desvirtuado de sua concepção inicial, o QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita em aparelhos celulares. Para criar o seu próprio QR Code, existem programas que podem ser instalados no PC ou podem ser gerados por serviços gratuitos disponibilizados em sites.
Acessando o site “qrcode.kaywa.com”, é possível criar um QR Code personalizado. Selecione o tipo de mensagem que será codificada.
Na opção feita foi pela mensagem de texto, serão codificadas mensagens de até 250 caracteres. Após digitar o texto da mensagem, clique no botão Generate. A imagem contendo o QR Code pode ser baixada ou ter o seu link disponibilizado para ser publicado em sites ou em blogs.
Para que o código possa ser escaneado, é preciso contar com um aparelho celular que possua câmera digital e um software de leitura para QR Code. Neste site está disponível uma lista aplicativos que podem ser baixados e instalados em diferentes modelos de aparelhos celulares. Para usuários de iPhone, pode ser baixado gratuitamente na App Store o aplicativo Qrafter. Usuários do Android podem buscar o aplicativo QR Droid na Android Market. Já os usuários de Blackberry podem instalar o Blackberry QR-Code Reader.
O procedimento de leitura de um QR Code é simples. Execute o aplicativo instalado no seu celular, posicione a câmera digital de maneira que o código seja escaneado. Em instantes, o programa irá exibir o conteúdo decodificado ou irá redirecioná-lo para o site do link que estava no código. Vale salientar que, em situações que necessitem visualizar o conteúdo em algum site, o aparelho celular deverá contar também com funcionalidade de navegação e também um plano de dados.
Com informações de G1.