0 Compartilhamentos 135 Views

Entenda o que são os QR Codes

10 de maio de 2011

QR Code
Cada vez mais presente em ações de marketing, os QR Codes ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio de se transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis. Mas o que é, afinal, um QR Code?

É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que possui câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, uma foto ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres:
Numéricos: 7.089;
Alfa-numérico: 4.296;
Binário (8 bits): 2.953;
Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817.

Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares por meio da câmera fotográfica. Os “QR Codes” estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como “Homefront” para divulgação de mensagens e dicas do jogo.

A banda Pet Shop Boys, no clipe da música “Integral” utilizou inúmeros QR Codes com links para diferentes sites. No Brasil, o Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rapidamente ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.

Embora pareça ter sido “desvirtuado” de sua concepção inicial, o QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita em aparelhos celulares. Para criar o seu próprio QR Code, existem programas que podem ser instalados no PC ou podem ser gerados por serviços gratuitos disponibilizados em sites.

Acessando o site “qrcode.kaywa.com”, é possível criar um QR Code personalizado. Selecione o tipo de mensagem que será codificada.

10/05/2011 08h55 – Atualizado em 10/05/2011 08h55
Entenda o que são os QR Codes, códigos ‘lidos’ pelos celulares
Colunista explica como criar e utilizar um QR Code.
Deixe sua dúvida ou sugestão na seção de comentários.

Ronaldo Prass Especial para o G1*
imprimir
Header Tira-Dúvidas Tecnologia Ronaldo Prass VALE ESTE (Foto: Editoria de Arte/G1)
Descubra a mensagem codificada na imagem (Foto: Reprodução)Descubra a mensagem codificada na imagem
(Foto: Reprodução)

Cada vez mais presente em ações de marketing, os QR Codes ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio de se transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis. Mas o que é, afinal, um QR Code?

É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que possui câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, uma foto ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres:
Numéricos: 7.089;
Alfa-numérico: 4.296;
Binário (8 bits): 2.953;
Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817.

Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares por meio da câmera fotográfica. Os “QR Codes” estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como “Homefront” para divulgação de mensagens e dicas do jogo.

A banda Pet Shop Boys, no clipe da música “Integral” utilizou inúmeros QR Codes com links para diferentes sites. No Brasil, o Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos seu usuários o acesso mais rapidamente ao conteúdo do site do Metrô na sua versão mobile.

Embora pareça ter sido “desvirtuado” de sua concepção inicial, o QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita em aparelhos celulares. Para criar o seu próprio QR Code, existem programas que podem ser instalados no PC ou podem ser gerados por serviços gratuitos disponibilizados em sites.

Acessando o site “qrcode.kaywa.com”, é possível criar um QR Code personalizado. Selecione o tipo de mensagem que será codificada.

Na opção feita foi pela mensagem de texto, serão codificadas mensagens de até 250 caracteres. Após digitar o texto da mensagem, clique no botão “Generate”. A imagem contendo o QR Code pode ser baixada ou ter o seu link disponibilizado para ser publicado em sites ou em blogs.

Para que o código possa ser escaneado, é preciso contar com um aparelho celular que possua câmera digital e um software de leitura para QR Code. Neste site está disponível uma lista aplicativos que podem ser baixados e instalados em diferentes modelos de aparelhos celulares. Para usuários de iPhone, pode ser baixado gratuitamente na App Store o aplicativo Qrafter. Usuários do Android podem buscar o aplicativo QR Droid na Android Market. Já os usuários de Blackberry podem instalar o Blackberry QR-Code Reader.

O procedimento de leitura de um QR Code é simples. Execute o aplicativo instalado no seu celular, posicione a câmera digital de maneira que o código seja escaneado. Em instantes, o programa irá exibir o conteúdo decodificado ou irá redirecioná-lo para o site do link que estava no código. Vale salientar que, em situações que necessitem visualizar o conteúdo em algum site, o aparelho celular deverá contar também com funcionalidade de navegação e também um plano de dados.

Com informações de G1.

Você pode se interessar

Google vs. Oracle: a batalha que nunca termina
Artigos
7 visualizações
Artigos
7 visualizações

Google vs. Oracle: a batalha que nunca termina

Carlos L. A. da Silva - 18 de novembro de 2019

Suprema Corte dos Estados Unidos vai reabrir o caso, a pedido do Google. Entenda como tudo aconteceu e o que pode vir ainda pela frente.

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/11)
Notícias
15 visualizações
Notícias
15 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/11)

Carlos L. A. da Silva - 15 de novembro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

7 Passos para preparar sua loja online para a Black Friday e o Natal
Artigos
16 visualizações
Artigos
16 visualizações

7 Passos para preparar sua loja online para a Black Friday e o Natal

Carlos L. A. da Silva - 12 de novembro de 2019

Chegou aquela época do ano que os lojistas adoram e o desafio está lançado: sua loja online está preparada?

Mais publicações

Pipeline (CD/CI) // Dicionário do Programador
Vídeos
9 visualizações
9 visualizações

Pipeline (CD/CI) // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 11 de novembro de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (09/11)
Notícias
17 visualizações
17 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (09/11)

Carlos L. A. da Silva - 9 de novembro de 2019
Como se Tornar um Cientista de Dados de Sucesso // Vlog #105
Vídeos
9 visualizações
9 visualizações

Como se Tornar um Cientista de Dados de Sucesso // Vlog #105

Thais Cardoso de Mello - 7 de novembro de 2019
Aprenda a acelerar a performance de sites com “premonição”
Artigos
20 visualizações
20 visualizações

Aprenda a acelerar a performance de sites com “premonição”

Carlos L. A. da Silva - 5 de novembro de 2019