Categorias

Entusiasta cria versão em holograma de Cortana

Quem está chegando agora acredita que Cortana é só o nome da assistente virtual do Windows 10, mas o nome tem história…

Cortana era a Inteligência Artificial que se manifestava em forma de hologramas para ajudar o herói da franquia de jogos Halo, de propriedade da Microsoft, e serviu de inspiração para a assistente do Windows.

Pensando na Cortana original e no futuro dos assistentes virtuais, um entusiasta chamado Unt1tled resolveu criar uma versão holográfica da personagem que funcione “de verdade”. Dispositivos físicos como Alexa ou Google Home? Coisas da Idade da Pedra perto do futuro imaginado pela ficção-científica e construído pelas mãos hábeis desse fã da série Halo. O resultado final impressiona e convence! Confira:

“Esse é um conceito de um dispositivo Cortana que eu venho construindo. É basicamente o que eu imaginei como a versão da Microsoft para o Alexa ou o Google Home seriam se eles estivessem utilizando uma Inteligência Artificial holográfica como a parceira da franquia Halo”. A ideia de combinar holografia e assistentes pessoais não é inédita, já tendo sido prometida por uma empresa japonesa, mas essa implementação é algo que encheria de orgulho qualquer executivo da Microsoft.

Por enquanto, a criação é artesanal, combinando componentes criados em uma impressora 3D, vidro, LEDs coloridos, um chip Arduino, um microfone multidirecional e um aplicativo do Unity 3D. A brincadeira de Unt1tled já rendeu mais de 800 mil visualizações no YouTube e abre um mar de possibilidades para o conceito de Realidade Misturada da Microsoft. Será que…?