Categorias

Equifax teria escondido outra brecha de segurança em Março

Fontes consultadas pelo site Bloomberg garantem que a Equifax não só já teria sofrido uma outra brecha de segurança esse ano como teria mantido a invasão em segredo do público.

De acordo com informantes, hackers ainda não identificados teriam obtido acesso a sistemas da gigante de crédito norte-americana em Março e o incidente teria sido investigado por uma empresa de segurança.

Diante da suspeita de uma violação de acesso, a Equifax teria contratado os serviços da Mandiant, uma subsidiária da FireEye, e comunicado o incidente apenas para um seleto grupo de parceiros no mercado bancário e financeiro. Confiantes de que a falha de segurança havia sido sanada sem consequências mais graves, a Equifax teria dispensado os serviços da Mandiant logo em seguida, apenas para sofrer a grande invasão em Maio que provocou o vazamento maciço de dados de milhões de usuários e levou a empresa chamar de volta os especialistas.

Pelo menos uma das fontes anônimas afirmou que os mesmos intrusos foram responsáveis pelos dois ataques. Entretanto, oficialmente, a Equifax confirma que contratou os serviços da Mandiant em duas ocasiões, mas nega que os casos tenham relação um com outro.

A nova revelação complica ainda mais a imagem dessa empresa com 118 anos de fundação. Originalmente, a Equifax teria sofrido uma brecha em Maio, levado quase dois meses para detectar o problema e mais outras seis semanas para comunicar o vazamento de dados para suas vítimas. A descoberta que houve outra invasão, meses antes, que não só foi mal-resolvida como também foi mantida em segredo, não ajuda em nada a situação atual da empresa perante investidores e o público em geral.