Categorias

Eric Schmidt, do Google, critica novo serviço de streaming da Apple

Eric Schmidt, o presidente do Google e da Alphabet, escreveu um artigo dando sua opinião para a BBC sobre inteligência artificial e deu uma alfinetada de leve na Apple.

Schmidt sugeriu que o serviço de streaming de música da Apple está uma década fora da validade, contando com DJs humanos ao invés de inteligência artificial para escolher músicas.

O presidente da agora Alphabet, empresa-mãe do Google, disse que o uso de software para recomendar músicas aos ouvintes é ainda “menos elitista” e “muito mais democrático”.

eric-schmidt-google

Ao contrário do Spotify e o próprio Google, o Apple Music reúne listas de reprodução e executa sua estação de rádio Beats 1 com uma equipe formada por centenas de editores humanos.

“Uma década atrás, para lançar um serviço de música digital você provavelmente teria que recorrer a um punhado de formadores de opinião de elite para escolher as melhores músicas. Hoje, você está muito melhor construindo um sistema inteligente que pode aprender com o mundo real”, disse o executivo.

O Google tem se baseado em inteligência artificial e aprendizagem de máquina para dar força a muitos dos seus próprios serviços, mais notavelmente o seu motor de busca.

“Na próxima geração de software, aprendizado de máquina não será apenas um add-on que melhora o desempenho em alguns pontos percentuais, ele irá realmente substituir as abordagens tradicionais”, disse Schmidt no final.