Categorias

ESET alerta: tem novo golpe no WhatsApp focado em usuários brasileiros

A empresa de segurança ESET identificou mais uma campanha propagada pelo WhatsApp que promete funcionalidade que não existe para dar golpe nos usuários brasileiros.

O golpe desta vez garante ativar a visualização de todos os números que adicionaram o contato do usuário no WhatsApp, mas é um truque para cadastrar a vítima em um serviço de SMS Premium e visualizar propagandas.

O modelo de propagação já é clássico: os cibercriminosos utilizam o formato de outros golpes aplicados no WhatsApp. Na ação, o usuário recebe um link que promete ativar a nova funcionalidade mas, ao clicar, é direcionado para uma página maliciosa, na qual é induzido a compartilhar o falso link com dez amigos ou cinco grupos para ativar a funcionalidade. Em seguida, a vítima é redirecionada para uma plataforma de publicidade contratada pelo golpista, e é estimulada a se inscrever no serviço de SMS Premium para liberar o acesso ao tal visualizador de conversas.

zap-golpe

Segundo a ESET, a campanha está ativa há duas semanas e já obteve mais de 64 mil cliques. Apesar de estar focada em usuários brasileiros, a campanha conta com suporte para seis idiomas diferentes. Para Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil, “é importante que os usuários fiquem atentos às mensagens do WhatsApp e não cliquem em links que contenham informações suspeitas, independentemente de quem as envia”.